Osteopatia
A Osteopatia é uma abordagem integrativa de cuidados de saúde, centrada na pessoa, que reconhece a importância da relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento. Considerada uma ciência terapêutica natural, a Osteopatia é fundamentada em profundos conhecimentos de anatomia e fisiologia do corpo humano.
Utiliza-se de uma abordagem diagnóstica ampla cujo objetivo é evidenciar as disfunções da mobilidade articular em particular e tissular em geral, partindo do princípio que elas contribuem para a alteração do equilíbrio da saúde. A prática terapêutica, considera o indivíduo em sua globalidade e em relação com o meio ambiente.
Para maior equilíbrio mente X corpo, gestão do stress, manutenção de um ótimo estado de saúde e além de evitar problemas graves, todas as pessoas deveriam ocasionalmente realizar uma consulta de Osteopatia ou, no caso de não haver queixas, uma sessão de Massagem Terapêutica. Entretanto, a maioria de nós somente busca ajuda quando se depara com situações como :
- Cefaleias ou enxaquecas
- Problemas na ATM (articulação temporo mandibular)
- Dores nos ombros, ombro congelado
- Dores na cervical, nas costas ou costelas
- Tendinites, bursites, epicondilites
- Ciático, dores no quadril
- Dores lombares, abdominais
- Alterações posturais, escoliose
- Problemas ginecológicos, dismenorreia (cólicas menstruais), obstipação
- Problemas nos joelhos, fascite plantar
- Alterações gastrointestinais (azia, enfartamento, má digestão, síndrome do cólon irritável,…)
- Dores ou rigidez muscular
Felizmente, a Osteopatia mostra-se eficaz no tratamento de todas essas situações e outras mais. Entre em contacto para fazer uma marcação. Os tratamentos serão criados cuidadosamente e com o máximo de atenção aos detalhes para fornecer uma abordagem holística completa para os seus problemas e queixas.
O que é a Osteopatia ?
Essa prática foi desenvolvida pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still, na segunda metade do século XIX, e desde então tem ganhado cada vez mais destaque na Europa e principalmente em Portugal.
Existem inúmeras abordagens terapêuticas que podem ser aplicadas em diferentes contextos e exclusivamente a cada paciente, de acordo com uma anamnese inicial e um plano de tratamento ajustado às queixas individuais. A Osteopatia baseia-se no profundo conhecimento da anatomia, fisiologia e fisiopatologia do corpo humano.
O Modelo de cuidado Biopsicosocial
Reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o modelo de cuidado biopsicossocial, entende a saúde a partir da integração dos fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Esse modelo defende que o nosso bem-estar é dependente da harmonia e equilíbrio destas 3 dimensões. A doença surge como resultado de distúrbios anatômicos seguidos de distúrbios fisiológicos. Por este motivo, devemos ter em conta o potencial de outras influências prejudiciais como :
- doenças genéticas
- estilo de vida
- condições ambientais
- doenças contagiosas
- sedentarismo
- stress psicológico
- abuso de álcool
- cigarros
- medicamentos e outras drogas
- alimentação industrializada e rica em açúcares ou gorduras saturadas (fast food)
- outros comportamentos pessoais
- situação familiar ou conjugal, ou seja, existem uma série de fatores que podem alterar a nossa qualidade de vida e desencadear o início de um processo patológico.
Através da exploração e conhecimento da história pessoal, podemos influenciar positivamente e impedir aspetos que podem desencadear situações de doença, a partir da mudança de hábitos ou comportamentos. Marque uma consulta ou um plano de tratamento conosco e conheça os benefícios destas práticas. Aqui, os tratamentos são criados cuidadosamente e com o máximo de atenção aos detalhes para fornecer uma abordagem holística completa para os seus problemas, buscando alternativas viáveis e integrando o cliente no processo de cura.